A inDrive, plataforma global de mobilidade e serviços urbanos presente em 48 países, acaba de lançar no Brasil sua primeira experiência de pagamento via Pix totalmente integrada ao aplicativo, voltada para os serviços de transporte por aplicativo e entregas.
Com tecnologia da Belvo, empresa referência em Open Finance na América Latina, a nova funcionalidade representa um avanço no setor de mobilidade urbana e entregas, ao oferecer uma solução de pagamento digital segura, direta entre usuários, e perfeitamente incorporada ao app da inDrive — o segundo mais baixado do mundo na categoria de transporte por aplicativo.
A nova funcionalidade permite transações com Pix de forma rápida, segura e intuitiva, diretamente dentro do aplicativo, sem a necessidade de copiar ou colar dados bancários. Essa é a primeira solução global da empresa com pagamentos entre pares totalmente incorporada, reforçando o compromisso da inDrive com a liberdade de escolha dos usuários, ao permitir que eles definam a forma de pagamento que melhor se adequa ao seu dia a dia.
O sistema de pagamentos instantâneos — conhecido no setor como RTP (real-time payment) ou A2A (account-to-account) — representa uma mudança importante no mercado brasileiro. Com a adição do Pix via Open Finance ao lado do dinheiro em espécie e do cartão de crédito, usuários da inDrive em diversas cidades do país agora têm ainda mais liberdade para escolher como preferem pagar. Após selecionar o Pix como forma de pagamento, o usuário é guiado por um fluxo simples dentro do próprio app, completando a transação através do banco de sua preferência. Os motoristas e entregadores, por sua vez, recebem os valores diretamente em suas contas bancárias, em tempo real — sem necessidade de inserir dados manualmente.
A decisão da inDrive de integrar o Pix não é apenas uma resposta a tendências tecnológicas, mas um esforço para adaptar-se às necessidades reais dos brasileiros e promover maior comodidade na rotina dos usuários.
Stefano Mazzaferro, diretor-geral da inDrive no Brasil, destacou:
“Para nós, inovação de verdade não é necessariamente criar algo do zero — muitas vezes, é aprimorar o que as pessoas já conhecem e utilizam. O Pix já faz parte do cotidiano do brasileiro, e ao torná-lo mais fluido, estamos oferecendo aos nossos usuários a liberdade de pagar do jeito que quiserem, de uma forma natural, segura e rápida.”
Essa é a primeira experiência de pagamento via Pix totalmente integrada ao sistema de transporte por aplicativo e entrega no Brasil — um avanço significativo em relação às soluções baseadas em carteiras digitais ou cartões. A inDrive pretende usar esse modelo como base para expandir o uso de pagamentos instantâneos e sem dinheiro físico em outros mercados estratégicos, sempre seguindo o mesmo princípio: oferecer mais controle, flexibilidade e autonomia aos usuários.


